E aí… Vai acontecer a GRANDE DESCIDA DO LITORAL neste ano de 2019?
É com o coração apertado que eu aviso que não… Não haverá Grande Descida este ano!
Infelizmente uma ação dessas proporções acaba atraindo uma série de olhares de pessoas que querem aproveitar a ocasião para se promoverem… E acaba dando confusão!
Confusão não com os muitos motociclistas que participam… que querem se divertir, confraternizar e, sobretudo, somar esforços para ajudar instituições! A confusão acaba sendo criada por uma ou outra pessoa que atravessa a divulgação do evento atrás de promoção pessoal…
Mas ninguém melhor que um dos administradores do Motos Custom, o Jovi, que participa e organiza a Grande Descida desde sua primeira edição, para explicar o que aconteceu e o porquê essa Grande Ação Social não será realizada esse ano.
Você ficou tão chateado quanto eu?
Deixe seu comentário abaixo!
E, ATENÇÃO: Quando falamos em Grande descida do Litoral, essa que todos só possuem boas lembranças… Organizado, todos rodando em segurança pela rodovia… Essa ação social acontece através da organização da galera do Motos Custom.
Em tempo de Fake News, desconfie de qualquer outra pessoa ou grupo que diga que organizou o primeiro evento, ou que pretende realizar a grande descida… Pode ter sido qualquer outro evento, mas não a GRANDE DESCIDA DO LITORAL!
Sendo assim… Vamos aguardar ansiosamente pelo ano de 2020!
Eu fiz um levantamento de todas as edições que já aconteceram… Dá uma olhada abaixo para conhecer o histórico da AÇÃO SOCIAL GRANDE DESCIDA DO LITORAL
Ano: 2011
Quantidade de motos presentes: 106 motos
Para onde: Praia Grande
Arrecadação: Foi um primeiro passeio do grupo do fórum…Não foi ação social
Ano: 2012
Quantidade de motos presentes: 172 motos
Para onde: Praia Grande
Arrecadação: Foi o segundo passeio do grupo do fórum…Não foi ação social
Ano: 2013
Quantidade de motos presentes: 492 (quase 4km de motos na rodovia)
Para onde: Quiosque Barraca Brasil
Arrecadação: Principalmente artigos de higiene e fraldas
Entidade assistida: Abrigo Cristão de Amparo a Velhice, de Cubatão-SP
Ano: 2014
Quantidade de motos presentes: cerca de 100 motos (fortes chuvas atrapalharam o evento e “espantaram” os motociclistas)
Para onde: Poço das Antas, Mongaguá
Arrecadação: leite e chocolate em pó, e brinquedos
Entidade assistida: Creche Kayk N. da Silva, São Vicente
Ano: 2015
Quantidade de motos presentes: Não encontrei essa informação que pudesse ser comprovada
Para onde: Mongaguá
Arrecadação: Ração e cobertores
Entidade assistida: ZOONOSE DE MONGAGUÁ
Ano: 2016
Quantidade de motos presentes: cerca de 800 motos
Para onde: Poço das Antas, Mongaguá
Arrecadação: alimentos
Entidade assistida: Creche Nayla Amor a Vida, São Sebastião
Ano: 2017
Quantidade de motos presentes: 1300 motos
Para onde: Portinho de Praia Grande
Arrecadação: 1 tonelada de alimentos
Entidade assistida: APAE Praia grande
Ano: 2018
Quantidade de motos presentes: 1100 motos
Para onde: Portinho Praia Grande
Arrecadação: alimentos
Entidade assistida: Fundo Social da Praia Grande
Histórico da Ação Social Grande Descida do Litoral
Em sua primeira edição (2011), a Grande Descida teve outro propósito: montar um comboio descendo com uma moça como líder. Essa moça era a Helena, do motoclube +1… Ela tinha tirado CNH há pouco, e o sonho de liderar um comboio de motos… Só que no dia marcado para essa descida, chegaram 106 motos… Ela ficou assustada com o tamanho do comboio e acabou desistindo de ser líder… Mas o grupo desceu junto da mesma maneira… Foram para um quiosque na Praia Grande. Mas imagine a confusão que foi para o pessoal do quiosque servir essa quantidade de pessoas (que não estava programado, afinal era para ser um passeio de moto com uma amiga!). Em 1 hora, o quiosque já não tinha mais comida!
Bom, com essa experiência, o pessoal do MotosCustom resolveu então reunir um comboio, sempre no mês de julho. No dia 27 de julho é o dia do motociclista, e é também o aniversário da irmandade motos custom!
Parabéns motociclistas, parabéns Motos Custom!
Mais ainda… Vendo que essa comemoração poderia juntar muitos motociclistas, a galera resolveu então juntar um propósito… E nasceram então as ações sociais!
O nome da primeira edição era GRANDE COMBOIO DO LITORAL, mas eles não gostaram muito, e para o ano seguinte resolveram melhorar um pouquinho.
Eles então criaram o logotipo e definiram o nome do evento, que passou a acontecer todos os anos, sempre no mês de julho: a GRANDE DESCIDA DO LITORAL. Nome esse que vem servindo como referência… Motociclistas de várias regiões vêm para a capital para participar do evento!
No site http://www.irmandademotoscustom.com.br/diario/index.html você vai encontrar, na forma de diário, o início a história da Irmandade Motos Custom.
E o que foi discutido no Forum do Motos Custom, você encontra através desse link aqui!
Você já participou de alguma das edições da Grande Descida? De onde você é? Deixe seu comentário!
Já curtiu a página do Andarilhar no face? Clique aqui!
Participei de 2015 a 2017, não pude ir em 2018 e estava animado para ir esse ano, mas… como sabem, o evento foi estragado por esse pessoal que gosta de fazer politiquinha. É uma pena. Era uma ótima experiência, oportunidade de fazer boas amizades e curtir um passeio épico. Em apoio ao pessoal do “Motos Custom” não vou participar de nenhum evento de descida pra lugar nenhum que não seja organizado dentro do fórum e que envolva outros interesses. Um abraço à todos e bons ventos.
COSTA
Realmente é uma Pena.
Participei da edição de 2012 para o Valongo, e na época como havia acabado de pegar carta de moto, me senti seguro em descer para a praia praticamente “escoltado”. A camaradagem do pessoal do fórum era legal demais.
Nas últimas edições, embora tenha sido um recorde de arrecadação e motos, na minha opinião os organizadores perderam um pouco do controle do evento, e infelizmente deu no que deu, oportunistas causando prejuízo para quem simplesmente detinham um viés beneficente.
Enfim, vamos aguardar o desenrolar da questão.
Eu participo da grande descida desde a segunda edição, e da irmandade motos Custom desde o inicio do fórum, o único intuito deste encontro é reunir motociclistas que assim como eu são apaixonados por motos, e ajudar o próximo com ações sociais, achei um absurdo alguém querer se aproveitar deste encontro espontâneo para se promover, e ainda jogar o nome da irmandade no lixo, estou muito triste e decepcionado que este ano não terá o evento e espero que o ano que vem ele retorne da forma que ele sempre foi um encontro simples, com um único objetivo promover diversão com segurança e responsabilidade social. Parabéns aos criadores do site e pela excelente matéria rica em detalhes que eu até já tinha esquecido kkk. Um abraço motociclístico a todos. Somente Lembrando Grande descida do litoral só tem uma não aceite imitações.