São Sebastião (SP) e seus moradores.

Mapa de São Sebastião. Localização das praias de São Sebastião, litoral norte de São Paulo

O litoral norte de SP é um dos destinos preferidos dos motociclistas do estado. E não é à toa… Paisagens lindas, praias, e a maravilhosa estrada que liga São Paulo ao Rio – a Rio-Santos.

Mapa de São Sebastião. Localização das praias de São Sebastião, litoral norte de São Paulo

Pode-se chegar beirando o litoral ou escolher uma das serras que chegam à Bertioga, são Sebastião ou Ubatuba. Serrinhas deliciosas, principalmente a de Ubatuba, com suas curvas e declive que muito a aproxima da Serra do Rio do Rastro.

Mas não é sobre isso que estou aqui para falar hoje.  Já temos vários posts no blog que falam dessas estradas.

Hoje vamos falar das pessoas que moram nas cidades do litoral. Muitas famílias bem estabelecidas, mas outras que vivem em situação muito precária nas encostas dos morros e que precisam muito de nossa ajuda. Não amanhã, nem depois… Precisam hoje, e principalmente agora que o inverno está aí.

 

Comunidade Baleia Verde. São Sebastião, SP

 

A proposta aqui é arrecadar alimentos, roupas, COBERTORES, tênis e fraldas (infantis e geriátricas). Obviamente alimentos e fraldas precisam ser novas, mas calçados e roupas podem ser usadas, desde que em bom estado de conservação.

Lembre-se: O oceano é feito de pequenas gotas… Cada doação, por menor que pareça, vai ajudar a formar a nossa ONDA DE SOLIDERIEDADE!

Podemos contar com sua ajuda?

 

Vou explicar…

Ontem, dia 12 de junho de 2017, recebi um convite do Núcleo Morungaba (www.morungaba.com.br) para participar da festa de encerramento das atividades do semestre e reparei que no convite constava a doação de 2kg de alimentos para a “entrada” no evento.

Núcleo Morungaba que trabalha com crianças e jovens com dificuldade de aprendizado e/ síndrome de down

Ao contrário do que você pode estar pensando, não falo aqui de Morungaba, outro dos destinos preferidos dos paulistas. Falo do Núcleo Morungada.

Desde 1989, quando foi fundado, o Morungaba vem realizando diversos programas para pessoas com e sem deficiência, de várias idades e realidades sociais e hoje recebe todos os interessados, incluindo participantes com deficiência intelectual e em situação de acolhimento.

As atividades no Morungaba são realizadas em grupo: artes, dança, culinária… Um desses grupos, após receber a visita de uma representante dessas comunidades do litoral começou a desenvolver uma ação para arrecadar os itens necessários para tentar suprir, pelo menos num primeiro momento, as necessidades básicas dessas pessoas que se encontram em situação tão vulnerável!

Sala do Núcleo Morungaba. Reunião para a campanha de arrecadação de alimentos e roupas para moradores de comunidades carentes do litoral norte

 

Ok, muitos de nós, motociclistas, já estamos acostumados com ações sociais, doações de alimentos… E eu particularmente, gosto de ajudar sempre que posso!

Mas uma questão especial me chamou a atenção nessa ação: Ela está sendo organizada por jovens que enfrentam em suas vidas uma série de dificuldades e que, apesar de centrados em superar os seus problemas e limitações, resolveram se unir para ajudar pessoas que se encontram em uma realidade de muito sofrimento: “VAMOS CRIAR UMA ONDA FORTE DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR COMUNIDADES VULNERÁVEIS DO LITORAL DE SÃO PAULO.”

Os organizadores e responsáveis pela campanha participam do Núcleo Morungaba. Eles têm dificuldades de aprendizagem e alguns têm Síndrome de Down.

 

Reunião para a campanha de arrecadação de alimentos e roupas para moradores de comunidades carentes do litoral norte

 

Hoje nós fomos ao núcleo para conversar um pouco com eles e entender quais as necessidades e prazos para essas doações, e sinceramente, saí de lá com uma vontade muito grande de ajudar.

Vejam o vídeo abaixo (uma rápida edição que fizemos da nossa conversa e de trechos de filme que eles nos enviaram do dia em que a Gabi, representante dos moradores da região, foi lá para conversar com eles.

Nos propusemos então a ajudar, tanto enviando nossas doações, quanto divulgando a campanha para solicitar as doações aos motociclsitas, motoclubes e motogrupos com quem temos algum contato (seja aqui através do blog, seja em eventos, passeios e viagens de moto).

Espero poder contar também com sua doação, ok?

 

 

Vou passar então os detalhes:

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E ROUPAS PARA COMUNIDADES CARENTES DO LITORAL NORTE

Comunidade Baleia Verde. São Sebastião, SP

Comunidades atendidas: Vila Paraná (Juquehy), Baleia Verde (Baleia) e Lobo Guará (Cambury).

As doações podem ser entregues diretamente na sede do Núcleo Morungaba, 4ª 5ª ou 6ª a tarde (14hs às 18hs), na Rua Cristiano Viana, 977 – Pinheiros – próximo da estação Sumaré de metrô.

Melhor ainda se você quiser comparecer à Festa de encerramento, que acontecerá sábado, dia 24/06, a partir das 16h, no mesmo endereço.

 

Se você for de fora da cidade, o melhor seria coordenar com conhecidos e juntar as doações e trazer até São Paulo em alguma data anterior à festa. Se por acaso só puder em horários em que o Núcleo estiver fechado, pode entrar em contato comigo que combinamos a melhor forma.

Talvez enviar pelo correio seja também uma opção. Ou podemos tentar coordenar de retirar as doações em algum motoclube que se disponha a centralizar as doações.

Normalmente para essas ações sociais eu não aceito doação em dinheiro, mas dado o tempo restrito para as arrecadações, as dificuldades logísticas e a grande necessidade principalmente de fraldas e cobertores, posso também receber em dinheiro e realizar a compra dos itens aqui em São Paulo. Mas essa seria uma condição excepcional e precisa ser conversada à parte. Qualquer dúvida, pode me ligar (Heloisa: 011 98251-8523) ou enviar um e-mail helo@andarilhar.com

 

O importante mesmo é contribuir.

Veja o que você pode doar

  • Fraldas descartáveis. Fraldas infantis e fraldas geriátricas (muitos deficientes precisam dessas fraldas e acabam sendo esquecidos nessas ações)
  • Cobertores
  • Roupas infantis, femininas e masculinas (podem ser usadas, mas em boas condições de conservação)
  • Calçados infantis, femininos e masculinos
  • Alimentos não perecíveis
    • Leite em pó ou longa vida (esse é um dos itens mais importantes pois existem muitas crianças nas comunidades)
    • Arroz e feijão
    • Farinha – milho, mandioca, trigo. As famílias da região consomem muita farinha
    • Óleo
    • Sal
    • Açúcar
    • Macarrão

 

Para mais informações, podem entrar em contato com Renata (11) 3083-6274 ou (11) 98906-5461 (whatsapp).

www.morungaba.com.br , ou no face https://www.facebook.com/NucleoMorungaba/

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*