Em 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café.
Então… #ficaadica: Passeio de moto até Santos para saborear alguns cafés selecionados.

Foto do site museudocafe.org.br
Você sabia que os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 bilhões de xícaras?
O café está sempre no meio das conversas…. Uma hora especialistas o colocam como o vilão que maltrata nosso organismo; outras horas, é o Santo Remédio!
Brincadeiras à parte… O café está no dia a dia do brasileiro e teve um importante papel em nossa história. Do bule com coador de pano às mais sofisticadas máquinas de café expresso o café está presente em praticamente todas as nossas casas. Muita gente não consegue começar o dia sem uma boa xícara de café.
E o cheirinho… hummm, delícia. Pesquisas do Instituto D’or, no Rio de Janeiro, mostraram que, para se obter os benefícios, nem é preciso beber o café. Os “voláteis”, substâncias dissolvidas no ar, mexem com o cérebro e trazem à tona as sensações de recompensa e gratidão. Além de dar prazer, interferem positivamente na saúde emocional.
Então… Que tal comemorar o dia do café em alto estilo?!
Pegue sua moto, desça para a Baixada Santista e dê um pulinho no MUSEU DO CAFÉ!

Fachada do Museu. Crédito: André Monteiro
www.museudocafe.org.br
Instalado em um ambiente charmoso e histórico, na cafeteria você poderá saborear cafés elaborados, lanches e salgados até as 18h. Os grãos vêm de fazendas de São Paulo (Mogiana), Minas Gerais (Sul e Cerrado, além da microrregião conhecida como Chapadão do Ferro) e Espírito Santo. São 9 tipos de cafés e diversas bebidas que levam esse maravilhoso componente em suas receitas.
Vale mesmo a pena. Cafés para todos os gostos!
Como chegar ao Museu do Café?
Para quem tem pouco tempo, a Rod. dos Imigrantes ou a Rod Anchieta são opções mais econômicas e mais rápidas.
Pessoalmente, quando vou para Santos partindo de Sampa, eu prefiro descer a Mogi Bertioga, ou a Tamoios, ou Serrinha de Ubatuba (Rod Oswaldo Cruz), pegar um trechinho da Rio-Santos e atravessar de balsa para o Guarujá e Depois outra balsa para Santos… Mais curvas, mais tempo para apreciar a paisagem e a boa companhia!
Já em Santos, dirija-se ao Centro Histórico. Aliás, vale uma caminhada por lá… Eles restauraram algumas construções e, durante o dia, é possível caminhar tranquilamente, conhecer a região do Porto e até fazer um passeio de bonde!
Mas porque o Museu do Café fica em Santos?
As primeiras mudas foram cultivadas aqui no Brasil no séc XIII, e de lá para cá a cultura do café foi-se intensificando. Um dos grandes produtos de exportação do Brasil, foi só em meados do sec XIX que o cultivo ganhou escala comercial.
A produção do café no Brasil expandiu-se a partir da Baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba, que atravessava as províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Após esse processo, o café era transportado nos lombos das mulas para o porto do Rio de Janeiro, de onde era exportado. Mas o aumento da produção cafeeira e os lucros decorrentes dela levaram ao início do processo de modernização da economia e da sociedade brasileira.
Foram construídas ferrovias para o transporte do café, aumentando a velocidade do transporte e interligou algumas regiões do Império, principalmente após a expansão das lavouras para as terras roxas do estado de São Paulo. Essa situação levou ao fortalecimento do Porto de Santos como principal local de escoamento da produção.
cafeteria
bonde de turismo
bonde de turismo
bares na rua do museu
placa na estrada do museu
ruas do centro
Em frente ao Porto
Atividades insfantis
vitrais e arquitetura
interior do museu
interior do museu
Grãos de café
guichê da bolsa do café
benefiamento
Mapa do comércio do café
moedor de café
Sobre o Museu do Café
Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café tem como objetivo preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo por meio de suas exposições e atividades culturais.
Eleita pela revista Veja por sete anos seguidos como a melhor cafeteria do litoral sul paulista, a Cafeteria do Museu conta com grande variedade de grãos à disposição de seus clientes para degustar na hora ou levar para casa.
Aos sábados, O Museu do Café passa a oferecer visitas com degustação de café gourmet, que são realizadas no Centro de Preparação de Café (CPC) do equipamento cultural, com ingresso a R$ 6,00.
Para mais informações:
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico
CEP: 11010-151 – Santos – SP
Fone: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br
Be the first to comment