Está começando a época de chuvas fortes… Mas ninguém quer deixar seus passeios e viagens de moto prá lá, não é mesmo?
Muitas pessoas não saem de casa quando o dia amanhece chovendo, mas pegar chuva na volta é quase certo!
Nós aqui saímos com chuva ou sol (aliás sol muito forte não é muito agradável). Mas é bom sempre estar atento ao caminho e aos outros pilotos e motoristas.
Veja um dia que pegamos a serrinha de Ubatuba com muita chuva
Visibilidade reduzida nos retrovisores
Em geral os retrovisores ficam sujos, a água da chuva se mistura formando uma camada que prejudica a visibilidade. Neste momento é preciso estar atento que todo ponto acaba se tornando um ponto cego! E aqui o problema não é somente nos retrovisores dos outros… Nossa visão também fica comprometida.
Vidros Embaçados
Os vidros embaçados também atrapalham a visibilidade dos motoristas. Vidros embaçados + sujeira nos retrovisores… Coisa boa não é!
Água nas viseiras
Nós temos a visão prejudicada pela água que fica nas viseiras – após rodar um pouco é comum mesmo as viseiras mais bem cuidadas acumulares gordura e sujeira. Essa gordura vai ajudar na formação das gotas, que espalham a luza e embaçam as imagens.
Ficar sempre atento ao movimento do trânsito
É preciso ficar mais atento ao movimento das motos, carros e demais veículos. Olhe bem para a frente e veja como os motoristas estão se comportando. Algumas pessoas, por não enxergarem as faixas, não conseguem manter uma linha reta… Ficam ziguezagueando pela pista e isso pode significar um acidente sério se tentarmos ultrapassá-los pelo corredor!
Faróis
Acenda seus faróis e, se for o caso, mesmo o farol alto, que facilita que os outros enxerguem sua motocicleta já de longe. Não se preocupe… Se for durante o dia e não estiver neblina, o farol não vai “cegar” os motoristas.
Procure olhar nos seus retrovisores com maior frequência. Um veículo pode surgir com as luzes apagadas e você só verá quando já estiver em situação de risco.
Cuidado com buracos
Procure rodar no rastro dos pneus dos carros, mantendo uma boa distância, lógico! Nos rastros será possível enxergar os buracos e também pegar uma camada bem mais fina de água.
Manutenção dos pneus das motos
Pneus em boas condições são fundamentais sempre, mas em dias de chuva, fazem toda a diferença. Os sulcos dos pneus são projetados para jogar a água que se acumula sobre o asfalto para os lados… Sem esses sulcos você corre um risco maior de aquaplanagem. A calibragem também precisa estar rigorosamente em dia.
Freios
Rode com uma distância maior dos veículos à frente. Uma moto freia devido ao atrito da borracha dos pneus com o piso. Piso molhado oferece menor atrito, certo? Se a chuva só começou, aí o cuidado precisa ser redobrado. Não caiu água suficiente para lavar o asfalto e a sujeira que estava acumulada na porosidade do piso sobe à superfície, formando uma camada fina de lama…
Tome os cuidados necessário e … Bora ser feliz!!!
Assine nosso canal do Youtube e nos ajude a continuar produzindo materiais bacanas! https://www.youtube.com/Andarilhar
SOU VIAJANTE DE MOTO A MAIS DE DEZ ANOS SE VOCE FOR MOTOCICLISTA FIQUEM DESPREOCUPADOS E MUITO SEGURO ANDAR DE MOTO SIGAM AS REGRAS E SERA MUITO FELIZ AQUI NO ENCONTRO NACIONAL DE PRADO AQUI NA BAHIA APARTIR DI DIA 2 DE MARÇO DE 2016 ESTOU A 800 KM JA NA QUARTA VEZ SE DEUS QUIZER PESQUISE PRADO MOTO ROCK 2016
Fico encantado com esses passeios promvidos por vocês, ainda não tive a honra de participar, no entanto com a permição da galera querro esta presente no evento do proximo dia 22 para peruibe.