Dicas de segurança para viajar de moto

Viagens de moto. Motos percorrendo a Serra da Graciosa, no Paraná.Serra da Graciosa, PR

Cada dia mais as motos tomam conta das cidades, mesmo que dados do Denatran mostrem que representam somente 20% da frota do país. Porém, 69% das indenizações do DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) nos primeiros meses de 2012 foram decorrentes de motocicletas. É por isso que você deve ficar de olho nestas dicas de segurança para viajar de moto. Veja só:

O que fazer antes de pegar a estrada

A preparação para pegar sua motocicleta começa antes de pegar a estrada e para isso você deve primeiro se concentrar e ver se realmente tem condições de dirigir bem sua motocicleta. Para isso deve ter tido uma boa noite de sono e não estar tomando nenhum medicamento que possa ocasionar efeitos colaterais.

Viagens de moto. Motos percorrendo a Serra da Graciosa, no Paraná.

Serra da Graciosa, PR

Após isso, veja ainda:

Jamais se esqueça da revisão da moto: assim como quando vai viajar de carro, não pode deixar de ir ao seu mecânico de confiança para ver se ela está funcionando corretamente a fim de evitar imprevistos maiores durante a viagem. Confira sempre óleo, pneus (condições e calibragem), embreagem, freios (pastilhas/discos, e lonas/tambores), correntes ou correia, cabo de acelerador, retentores, condições da bateria. Disso pode depender asua segurança e o sucesso da sua viagem.

Cuidados antes de viajar de moto. Motos na oficina para revisão geral

 

Como o tempo está e para onde você vai: é importante saber se vai chover ou se haverá estradas de terra durante seu trajeto, pois assim pode se prevenir com as roupas certas, bem como suprimentos. Confirme o trajeto e as condições das estradas.

Os equipamentos de proteção não podem faltar: Tenha certeza de que seu capacete está dentro do prazo de validade e de que nunca sofreu quedas mais fortes; utilize jaqueta e leve capa de chuva, bem como roupas ideias para quem vai fazer uma viagem longa, se este for seu caso. Mesmo não sendo um equipamento, aquelas antenas de motos ajudam a se proteger contra as linhas de pipa, então vale aqui instalar uma em sua motocicleta para evitar acidentes.

Fixe bem a bagagem: nada de deixar a bagagem solta, então se for colocá-la na garupa, fixe-a muito bem com um elástico para que ela não se solte e não deixe a moto instável também. Se possível, use malas próprias para motos se for fazer uma viagem longa e jamais exagere no peso. Caso não seja possível, procure utilizar mochilas próprias para motociclistas, com fecho na cintura para evitar o balanço da mochila nas curvas.

Bagagem durante viagens de moto. Fixe a bagagem com o auxílio de cordões elásticos

 

O que fazer na estrada

Lógico que depois de tomar os cuidados principais você deve se lembrar que não deve transitar pelo acostamento e, se for necessário, ligue o alerta a fim de evitar acidentes e multas.

 

Durante as viagens de moto, fique atento:

Cuidado com chuvas e neblinas: se de carro já é difícil ter boa visibilidade ao andar na chuva e neblina, imagine de moto. Tenha cuidado com aquaplanagem, cuidado com poças que possam esconder buracos e nada de fazer curvas muito inclinadas. Se a chuva estiver muito f
orte, procure um local seguro e espere o tempo melhorar.

Fique de olho nas ultrapassagens: os motoristas de carros possuem aquele ponto cego e podem não ver a moto, então redobre sua atenção na hora de ultrapassar. Corredor na estrada então nem pensar (aliás, não é indicado nem dentro da cidade). Vale lembrar que deve ultrapassar pela esquerda.

Lógico que estas são somente algumas dicas de segurança para viajar de moto, mas fique sempre atento ao que for importante e colecione somente bons momentos sobre as duas rodas.

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*