Caminho do Mar – Estrada Velha de Santos. Viagem de moto e almoço no litoral

Passeio pelo Caminho do mar. Pintura em azulejo com mapa da região

Uma porção de isca de peixe… Um peixe grelhado … Mas tem que ser num ambiente calmo e tranquilo, à beira mar. Não tem outro jeito… Precisamos ir para São Vicente!

Quer coisa mais gostosa do que unir um bom passeio de moto com ecoturismo e um delicioso almoço no litoral?

ecoturismo_caminhodomar14

Já fazem uns anos, fizemos um passeio muito gostoso! Pegamos a moto e fomos fazer uma caminhada especial (para abrir o apetite) e depois demos uma esticadinha para São Vicente, para almoçar em um restaurante que nós gostamos muito – Mar & Bar, ao lado da ponte pênsil!

Fizemos esse passeio já tem um tempinho, mas mesmo assim vamos deixar a dica. Realmente vale a pena!

Um passeio para quem gosta de caminhadas. Uma viagem para quem gosta de sair de moto. Um passeio para curtir ao lado de companhias interessantes!

O caminho para chegar até o parque estadual da Serra é pela Rodovia Anchieta (SP150) – fique atento à sinalização. A portaria do parque fica no Km 42 da estrada Caminho do Mar (SP148)

Ver mapa maior

Motos e carros podem ser deixados em um estacionamento, que é gratuito, dentro do parque.

O trecho da caminhada se estende por 8 Km, na descida, cercado de uma vegetação maravilhosa, onde podemos observar vários espécimes da mata Atlântica. De vários pontos é possível observar  ao longe boa parta da costa do litoral santista. Durante a caminhada a gente pode visitar vários monumentos históricos. O caminho foi aberto para ligar o litoral ao Planalto Paulista. Nessa época, era a única opção para os desbravadores. A Calçada do Lorena é uma delas: construída no final do século 18, foi o primeiro caminho pavimentado com pedras a conectar o litoral ao planalto paulista. Seu desenho se entrelaça com a rodovia e, no passeio, é possível conhecer alguns trechos dessa rota lendária: D. Pedro I teria subido a Calçada do Lorena, no lombo de um jumento, pouco antes de proclamar a independência do Brasil em 1822.

A caminhada é leve, quase toda por trechos concretados, mas ainda assim é necessário ter algum preparo físico, afinal são 8 km. Neste nosso passeio, quem administrava o o turismo era a EMAE, que oferecia transporte para retornar ao ponto de partida (quem gosta muito de caminhar, pode fazer o circuito inverso, subindo novamente até o planalto).

Voltamos ao estacionamento e pegamos a moto novamente, continuamos pela Rodovia Anchieta, descendo a serra, até chegar ao litoral e ao nosso destino – o restaurante Mar & Bar (Av Newton Prado, 179, São Vicente, SP. (13) 3468-2796). A serra da Anchieta é muito bonita, uma paisagem que dá vontade de ficar apreciando por horas… Curvas à vontade. Pena que os caminhões atrapalhem um pouco. Mesmo assim, é um caminho obrigatório para quem gosta de viajar de moto!

Com quase 315 mil hectares, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque Estadual da Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de mata Atlântica do Brasil.

As fotos do passeio você pode conferir abaixo.

Se você fizer a caminhada também, lembre-se de levar um boné ou chapéu, se o dia estiver ensolarado, e lanchinho e líquidos suficientes, pois na área do parque não existem restaurantes e lanchonetes.

Entrei em contato com o parque em dezembro de 2014 e fui informada de que eles já estão realizando o passeio novamente. eles haviam interrompido as visitas porque houve um deslizamento de terra em 2012 que destruiu parte do caminho. Hoje o parque já está recuperado.

O horário de entrada no Parque é entre 9h e 9h30 e a permanência permitida até as 16h. A visitação só é possível com a presença de um guia. Para fazer a caminhada é preciso agendar pelo telefone (13) 3372 3307 ou através do e-mail caminhosdomar@caminhosdomar.org.br. O preço é R$ 20 por pessoa.

E aí, se animou?
Se você for até lá e tirar umas fotos e não se incomodar, mande umas fotinhos para a gente atualizar este post…

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...