Viajar pela Rota 66 – Um sonho que ainda vou realizar!

Motociclista ao lado do símbolo da Rota 66.

Rota 66… A gente escuta falar em filmes, em reportagens ou relatos de amigos.

Route 66, para mim, se tornou um objetivo, um sonho a ser perseguido. Um dia vou fazer essa viagem!

Motociclista ao lado do símbolo da Rota 66.

 

Ao mesmo tempo em que faço essa afirmação me pergunto: mas por quê? Existem tantos lugares para visitarmos no Brasil e na América do Sul e que necessitariam uma logística bem menos complicada! Temos aqui paisagens deslumbrantes, diversos tipos de clima, serras desafiadoras… Lugares onde posso chegar com minha própria moto sem pagar fortunas de transporte, passaporte, passagens…

Bom, não escondo de ninguém que meu principal sonho é um dia conseguir algum patrocínio que me permita viver viajando, coletando dados e imagens, conhecendo culturas, fazendo amigos, colecionando e compartilhando experiências. Se eu  não precisar manter uma casa, com suas contas, acho até que os gastos não seriam tão grandes…

Viver como um nômade… Há quem diga que eu e o Carlos temos personalidades “meio hippies”… rsrs. E não estão de todo errados! Já pensou não ter vínculo com nada, carregar seus pertences em uma moto?! Loucura?

Gosto de estar na estrada e, por mais cansada que esteja nas viagens, depois de uma ou duas horinhas de descanso, fico procurando motivos para pegar a moto novamente… Acho que todo motociclista é assim, né?

Enquanto isso não é possível, vou atrás desse sonho menor… Percorrer a rota 66.

 

O que é rota 66 (route 66)?

A Rota 66 (U.S. Route 66) era uma rodovia norte-americana com 3755 km, de 1926, que ligava Chicago, Illinois a Santa Mônica, na Califórnia.

Mapa da Rota 66. A rota 66 - route 66 - inicia em Chicago, Illinois, passa pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminando na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 3 755 km

Com a construção de outras vias mais rápidas, essa estrada passou a ser utilizada basicamente por grupos de pessoas para quem o destino serve somente de pretexto  para viver uma boa aventurar, aquelas que compartilham do sentimento de liberdade dos jovens das décadas de 50 e 60, que em seus Cadillacs e motos Harley Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores. (fonte wikipedia)

 

Rota 66: atravessar o país, no caso os EUA, sem compromissos, somente rodar, rodar, rodar… Mas não era exatamente disso que eu estava falando ali em cima?

Assim, para mim, conseguir um dia fazer todo o caminho da rota 66 (route 66) é um símbolo, um primeiro passo em direção ao meu sonho maior.

Os mais conservadores tentam passar a imagem de que os idealistas das décadas de 50 e 60 (aqueles que corriam atrás de liberdade) eram irresponsáveis, bandidos, tatuados… Resumindo: pessoas não produtivas, que não se encaixavam na sociedade de consumo moderna.

Não, não vou “filosofar” aqui… Estou só tentando traduzir em palavras o que a rota 66 significa para mim: Liberdade, viver a vida sem estabelecer fronteiras, e, porque não dizer, desafiar a sociedade atual e deixar de lado a vida produtiva, passando a viver de sonhos…

Se sou já um pouco velha para isso? Rsrsrs… Acho que não… Aos poucos venho me preparando para deixar de lado muitas coisas… Não digo financeiramente, mas espiritualmente.

Conversei com o Carlos e começamos a fazer planos para um futuro não tão distante: Vamos rodar a rota 66, e não vai demorar para isso acontecer!

Comecei então a pesquisar informações de agências de turismo, grupos brasileiros que também têm esse projeto…

Mas como fazer para alugar motos? Ou será que levamos as nossas? Quanto sai para levar 2 motos para os EUA?

Não, vamos alugar… Nossas motos são “pessoas da família”, mas vão ficar fora dessa… Precisamos de motos que possuam assistência fácil nos EUA. Sai muito mais barato alugar as motos lá do que levar daqui…

Como alugar motocicleta par viajar pela Rota 66.

 

Achei uma agência de turismo que organiza esse roteiro para brasileiros. Não sei se quando pudermos ir eles ainda terão esses pacotes, mas já serviram de base para a gente começar a se programar. E falei bastante com eles. São muito bacanas!

Talvez o pacote de viagens da “rota 66 para brasileiros” deles seja nosso ponto de partida e, uma vez estando lá, a gente prolongue os passeios por outros lugares… Ou não.

É que o pacote prevê o caminho por metade da rota 66 (são 13 dias de passeio não muito puxados, de maneira que sobra um tempinho nos dias para conhecer os lugares, o que é muito bom). Se eu tiver $$$, pretendo fazer a rota inteira.

Mas fica aqui a dica: Se você também tem esse sonho de “cair” na Route 66, entre em contato com eles!

Estou colocando outro post  no blog com as informações do pacote de viagens para fazer a rota 66 – preços, hotéis, roteiro… Espero que te ajude também.

Se você estiver planejando fazer esse roteiro em breve, entre em contato diretamente com a Raidho Tour Operation – www.raidho.com.br . Tenho certeza que você vai curtir o atendimento.

Ah… Para ilustrar o que as motos significam para mim, assista o vídeo abaixo… Mototerapia!

 

Você teria coragem de largar tudo para viver uma vida de aventuras, viajando por aí, sobre duas rodas?

Tem alguma dica para dar sobre essa viagem?

Deixe seu comentário!

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (3)

  1. Oi, você sabe qual o gasto médio diário por pessoa nessa viagem?
    Obrigada!!!

    Responder
  2. Boa Heloisa, com certeza deve ser uma estrada muito massa de trilhar, está entre os meus objetivos e aproveitar para emendar o festival de Sturgis!

    Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*