Gestos para Viagens de moto em grupo.

MonteVerde, MG. o que fazer em Monte Verde

Durante uma viagem de moto em grupo é importante manter a atenção. Dá vontade de brincar, de conversar, mas deixe isso para os pontos de parada, ok?

MonteVerde, MG. o que fazer em Monte Verde

Uma das coisas que ajuda bastante na segurança dos integrantes do grupo e, por consequência, do restante dos veículos que estão na mesma rodovia é conhecer os sinais de sinalização.

Não estou falando de placas, mas da linguagem universal dos gestos dos motociclistas.

São gestos que poderão ser entendidos por todos os motociclistas, mesmo aqueles que falam outras línguas.

Lógico que cada grupo pode combinar seus gestos próprios, mas costumo dizer que padrões estabelecidos sempre ajudam. Então, se já existe essa linguagem padronizada, porque alterá-la, não é?

Se você sentir necessidade de criar alguma outra sinalização, vá em frente e combine com seu grupo, não tem problema algum. O importante mesmo é todos conhecerem os sinais para facilitar o deslocamento com segurança.

Linguagem universal para passeios de moto

Os gestos normalmente são feitos pelo líder do grupo. Esse líder deve ser aquele que conhece melhor o caminho e também um piloto experiente. Ao ver o líder sinalizando, os demais integrantes devem repetir os gestos para facilitar a visualização de quem vem mais atrás, principalmente em grupos grandes e em estradas sinuosas.

A cada parada, na hora da saída, o grupo deve formar a fila e, uma vez pronta, com todos posicionados, o líder vai sinalizar a saída balançando sua mão esquerda  em um gesto de vai da altura da cabeça para frente (esse gesto é bem conhecido até mesmo em brincadeiras de crianças, né?).

Bom, quando em movimento, as formações mais seguras para os grupos de motos são:

Fila única: também conhecida como fila indiana

Fila dupla: Ao formar fila dupla, quando em movimento, o mais indicado é andar em formação em X, conforme exemplo abaixo.

Preste atenção que existe uma distância mínima para garantir a segurança, de maneira que exista uma área de escape caso seja necessário desviar de alguma coisa ou mesmo estabilizar a moto.

Passeios de moto. Distância de 2 segundos entre motos quando estamos viajando em grupo

Distância segura para viagens em grupos de motos. Formação cruzada

Então vamos aos sinais mais importantes:  

Para arrumar a formação do grupo:

Motos em fila única: Levantar mão sobre a cabeça com dedo indicador esticado

Gestos para usar em passeios de moto. Levante dedo indicador para pedir que as motos andem em fila única

 

Sinais para viagens de moto. Gesto que indica para os motociclistas manterem formação cruzada (em X)

 

Motos em formação cruzada: levantar mão esquerda com dedos mindinho e indicador esticados

 

 

 

 

 

Gestos para grupos de motociclistas. Gesto para pedir que os motociclistas liguem seus motores e preparem-se para sair

 

Ligar motores – Gesto para motociclistas ligarem seus motores e se prepararem para sair: levantar mão direita girando o punho com o indicador esticado.

 

 

 

 

 

Sinais para grupos de motos. Gesto para seguir o líder

 

 

Arrrancar / Seguir road leader: O Líder do grupo de motociclistas deve acenar com seu braço esquerdo da altura da cabeça para frente.

 

 

 

Sinalização de conversão: Os gestos que sinalizam que será feita conversão à esquerda ou à direita são bastante conhecidos não só por motociclistas quanto por motoristas. Muitas vezes os gestos são mais visíveis do que o uso das setas do veículo.

Sinalização universal para viagens de motos. sinal para virar à direita

Sinais para viagens de moto. Gesto para virar à esquerda

 

Perigo na estrada: Uma sinalização que é bastante útil na estrada é quando avisamos os próximos que existe algum defeito na pista (buraco, areia, cascalho) ou lombadas, sinalizadores, etc. Esse gesto permite que os próximos motociclistas já se previnam e desviem ou desacelerem. É conveniente que o gesto seja feito do lado em que está o defeito… No caso de lombadas, tanto faz o lado da sinalização.

Gestos para viagens de moto. Abrir perna esquerda para indicar que pista está acidentada à esquerda

Gestos para usar em passeios de moto. Abrir perna direita para indicar que pista está acidentada à es

 

Velocidade: Com relação à velocidade de cruzeiro, é bom ter definido de antemão qual a velocidade que o grupo vai rodar, mas caberá ao líder, observando se o grupo está conseguindo andar coeso ou não, pedir para que os motociclistas aumentem ou diminuam a velocidade. Nesse caso, o líder do grupo deve fazer o gesto abaixando a mão esquerda (para diminuir a velocidade de cruzeiro) ou sinalizar levantando a mão com o indicador voltado para cima para que todos aumentem a marcha.

Gestos para motociclistas. Abaixar a mão indica que os motociclistas devem diminuir a velocidade de cruzeiro

Sinais para grupos de motos. Lider sinaliza para motociclistas aumentarem velocidade de cruzeiro

 

Fechar o grupo: Ainda falando da coesão do grupo, quando o líder perceber que as motos estão ficando muito dispersas, ele deverá sinalizar com o braço esquerdo e a mão fechada, levantando o braço.

Sinais para grupos de motos. Gesto que indica que o grupo está muito aberto. Pedido para fechar o grupo de motos

 

Gestos para grupos de motociclistas. Verificação das luzes da moto

 

Verificar luzes (farol e setas): caso alguém do grupo perceba que outro integrante está com os faróis desligados ou que esqueceu de desligar a seta, é bom avisar. Neste caso, levante o braço e, com a mão na altura da cabeça, faça um sinal abrindo e fechando polegar e dedos.

 

 

 

Gestos para grupos de motociclistas. Gesto que indica que é para parar para abastecimento

 

Abastecer / parar próximo posto: Abastecimento é coisa séria. Nem todas as motos têm uma grande autonomia e, mesmo as que possuem um tanque grande ou que consumam pouco combustível podem necessitar de abastecimento mais rápido do que a próxima parada programada. Assim, o piloto deve levar a mão até a cintura e repetir o gesto até que o líder perceba que o grupo precisará parar no próximo posto.

 

 

Gestos para viagens de moto. Motociclista sinaliza que pode ser ultrapassado

 

Autorização de ultrapassagem: em alguns casos é necessário que um membro do grupo ultrapasse outro, ou mesmo que um outro veículo que vem logo atrás queira ultrapassar. Neste caso, espere um ponto em que você possa dar passagem com segurança e balance o braço esquerdo esticado, quase paralelo ao corpo, de trás para frente.

 

 

Sinais para grupos de motos. sinalização de radar à frente

 

Radar: Opa, visualizou um radar? É legal sinalizar para evitar multas. Devemos sempre respeitar os limites de velocidade, mas muitas vezes esse limite muda ao longo da estrada… Ninguém quer levar uma multa, certo?

 

 

Sinais para usar na estrada em viagens de moto. Gesto para sinalizar que vai parar

 

 

Parar: Sinalizar sempre que for parar faz toda a diferença quando estamos rodando em comboio… Assim todos podem se organizar e a parada não comprometerá a segurança do grupo.

 

 

 

 

E aí, achou o post útil? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo…

E aproveite que já está por aqui e curta nossa página no Face para acompanhar nossas dicas e discussões… www.facebook.com/Andarilhar 

Ah… Essas imagens foram elaboradas a partir da ideia de um outro site sobre viagens de moto (www.adkhog.com – um site de um motoclube dos Estados Unidos). Baseado na ideia deles, nós criamos as imagens acima… Você pode copiar, colocar em seu site, compartilhar nas mídias sociais ou em grupos de discussão… Mas pro favor, não se esqueça de colocar a fonte, ok?

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (7)

  1. Parabéns e muito obrigado pelas dicas, uso esse link toda vez que pego estrada com os irmãos de moto clube, copio e posto no grupo dizendo que independente de outros gestos usaremos esses.
    Att
    Gilner

    Responder
  2. Valeu as dicas! Em julho vamos até Ushuaia em 6 a 8 motos.

    Responder
  3. Parabéns pelas explicações ,muito útil

    Responder
  4. Vitor Ramos De Souza 21 de maio de 2016 @ 8:52

    Bom dia Srs. parabens por postar essas informações pois só agrega a nossos conhecimentos se tornando assim nossas viagem e passeios com segurança.

    Responder
  5. Ótimas dicas Heloisa

    Minha esposa Edi e eu Gostamos de pasear de moto e curtimos muito suas dicas.

    Parabéns pela iniciativa

    Responder
  6. Ademir lemos ferreira 16 de novembro de 2014 @ 8:44

    Que bom quando encontramos páginas que falam de coisas necessárias sobre essa paixão de muitas pessoas e que cresce a cada dia. A “motocicleta”.Abraços

    Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*