Estrada deliciosa… Natureza, tranquilidade, curvas, visual estonteante. Precisa mais?
Se você precisa de mais pretextos para experimentar essa estrada, aqui vai: Joanópolis é a Capital do Lobisomem. Uaaaauuuuu!
Como assim, cidade do Lobisomem? Mas o lobisomem não é uma figura mitológica?
A lenda do lobisomem surgiu na mitologia greco-romana, difundiu-se pela Europa, e é muito conhecida no folclore brasileiro. A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.
A história do lobisomem se junta à de Joanópolis desde o início de sua colonização, quando os Bandeirantes Paulistas percorriam a região e, alcoolizados, na penumbra dos noites, davam de encontro com o lobo guará. Já viu, né?
Essa história ficou esquecida por séculos e voltou à tona quando uma folclorista, Maria do Rosário Tavares defendeu sua tese “Lobisomem: assombração e realidade”e, quinze depois, em 1998, quando o personagem e a população local figurou num comercial de uma grande rede de fast food.
De lá para cá, a cidade vem aprimorando seu turismo em cima desse personagem, só que divulgando um lado malandro, bonzinho e galanteador, com um forte apetite por galinhas. Até uma Associação dos Criadores de Lobisomem foi criada.
Os moradores levam essa história a sério mesmo!
Simpático, não!?
Bom, não preciso falar que no centro da cidade existem diversas lojas de artesanato local que trabalham a imagem com diversos materiais e tamanhos, entre outras coisinhas.
Ainda está na dúvida de deve escolher esse passeio de moto para Joanópolis?
Vai mais um argumento aqui: Cachoeira dos Pretos
A Cachoeira dos Pretos, localizada no município de Joanópolis a 15 km do centro, é uma das maiores cachoeiras do estado de São Paulo, com 154 metros de altura.
Recebe esse nome devido a uma família de bandeirantes portuguesa cujo sobrenome era Preto de Oliveira, que residiu na região por várias gerações. Mas também existem outras versões (parece que são somente mitos): A origem do nome “Cachoeira dos Pretos” é tão antiga quanto a própria época da escravidão. Alguns dizem que a cachoeira tem esse nome porque muitos escravos subiam até lá para se suicidar e acabar com o sofrimento; outros contam que os escravos desobedientes eram atirados do topo como castigo e para servir de exemplo aos demais.
No local de acesso à cachoeira dos pretos (precisa pagar ingresso – barato – para entrar) existem opções de lojas de artesanato e vários restaurantes.
Apesar de ser uma APA e APM (ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL e ÁREA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAL) o local é aberto ao público, que deve respeitar as legislação e, lógico, não levar nada que não sejam recordações, não deixar nada a não ser pegadas. A área é linda, com águas despoluídas. O Rio Cachoeira, junto com outros rios da região, forma a nascente do Rio Piracicaba.
Fora os atrativos que citei acima, existem diversas atividades que podem ser praticadas na região, mas não chegamos a experimentar (não dava tempo de fazer tudo isso): boiacross, canyoning, trilhas, arborismo, tirolesa, rapel. Acho que dá bem para passar uma semana por lá sem repetir atividades!
Depois de tudo isso, não vou me demorar muito explicando o caminho para chegar a esse paraíso.
Joanópolis fica a 137 Km da capital paulista e você deve levar em torno de 2 horas para chegar lá.
Para conhecer a estrada, assista ao vídeo abaixo e veja porque você não pode deixar de fazer esse passeio de moto (ou de carro, ou de bike…).
Para chegar de São Paulo a Joanópolis você precisa pegar a Rodovia Fernão Dias (SP 010 ou BR 381) e pegar o acesso de Joanópolis, na saída 2. Você deve sair à direita, seguindo as placas de Joanópolis. É bem fácil, sem armadilhas, rs.
Atenção aqui: A quilometragem dessa estrada começa no interior. Assim, vindo da marginal, você entrará perto do km 90, e vai percorrer cerca de 87 quilômetros para chegar até a saída para Joanópolis. Na saída 2 você vai pegar da SP-036, Rodovia José augusto Freire, que te levará até o centro da cidade.
Essa estradinha é maravilhosa, vale ir parando para tirar umas fotos, mas cuidado, a estrada não possui acostamentos. Para parar, precisa ser em alguns trechos de entrada de propriedades ou acesso a outras estradinhas.
Veja o mapa para chegar a Joanópolis:
Exibir mapa ampliado
Mais algumas fotos…
Sempre curto suas dicas de passeio e pretendo fazer esse para Joanopolis.
Sua novato no assunto, sempre fui apaixonado por motos e somente agora depois de velho consegui comprar minha 1a. moto. Normalmente passeio com minha esposa e não me aventuro a sair muito longe, tenho receio de andar sem cia. Continue publicando seus passeios e dicas, pois estou atento a tudo.
Nilton
Que legal, Nilton, vou te mandar um email convidando para um passeio com os amigos!