Joanópolis – Você precisa conhecer!

Viagens curtas de moto em são Paulo, SP. Paisagem da estrada para Joanópolis

Estrada deliciosa… Natureza, tranquilidade, curvas, visual estonteante. Precisa mais?


Passeios em São Paulo – estrada para Joanópolis (SP-036). Paisagem da estrada mostrando portão de uma propriedade privada.

 

Se você precisa de mais pretextos para experimentar essa estrada, aqui vai: Joanópolis é a Capital do Lobisomem. Uaaaauuuuu!

Como assim, cidade do Lobisomem? Mas o lobisomem não é uma figura mitológica?

A lenda do lobisomem surgiu na mitologia greco-romana, difundiu-se pela Europa, e é muito conhecida no folclore brasileiro. A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem.

A história do lobisomem se junta à de Joanópolis desde o início de sua colonização, quando os Bandeirantes Paulistas percorriam a região e, alcoolizados, na penumbra dos noites, davam de encontro com o lobo guará. Já viu, né?

Essa história ficou esquecida por séculos e voltou à tona quando uma folclorista, Maria do Rosário Tavares defendeu sua tese “Lobisomem: assombração e realidade”e, quinze depois, em 1998, quando o personagem e a população local figurou num comercial de uma grande rede de fast food.

Dicas de viagens de moto em SP. Loja de artesanato em Joanópolis mostrando decoração com imagens de lobisomem

De lá para cá, a cidade vem aprimorando seu turismo em cima desse personagem, só que divulgando um lado malandro, bonzinho e galanteador, com um forte apetite por galinhas. Até uma Associação dos Criadores de Lobisomem foi criada.

Os moradores levam essa história a sério mesmo!

Simpático, não!?

Bom, não preciso falar que no centro da cidade existem diversas lojas de artesanato local que trabalham a imagem com diversos materiais e tamanhos, entre outras coisinhas.

Passeios curtos de moto em São Paulo. joanópolis, a capital do lobisomem

Ainda está na dúvida de deve escolher esse passeio de moto para Joanópolis?

Vai mais um argumento aqui: Cachoeira dos Pretos

Cachoeira dos PretosBata e volta de moto em São Paulo – Joanópolis – Cachoeira dos Pretos

 

A Cachoeira dos Pretos, localizada no município de Joanópolis a 15 km do centro, é uma das maiores cachoeiras do estado de São Paulo, com 154 metros de altura.

Recebe esse nome devido a uma família de bandeirantes portuguesa cujo sobrenome era Preto de Oliveira, que residiu na região por várias gerações. Mas também existem outras versões (parece que são somente mitos): A origem do nome “Cachoeira dos Pretos” é tão antiga quanto a própria época da escravidão. Alguns dizem que a cachoeira tem esse nome porque muitos escravos subiam até lá para se suicidar e acabar com o sofrimento; outros contam que os escravos desobedientes eram atirados do topo como castigo e para servir de exemplo aos demais.

No local de acesso à cachoeira dos pretos (precisa pagar ingresso – barato – para entrar) existem opções de lojas de artesanato e vários restaurantes.

Apesar de ser uma APA e APM (ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL  e   ÁREA DE PROTEÇÃO DE MANANCIAL) o local é aberto ao público, que deve respeitar as legislação e, lógico, não levar nada que não sejam recordações, não deixar nada a não ser pegadas. A área é linda, com águas despoluídas. O Rio Cachoeira, junto com outros rios da região, forma a nascente do Rio Piracicaba.

APA Cachoeira dos Pretos. Bata e volta de moto em São Paulo – Joanópolis . Placa explicando o que é APA - área de proteção ambiental

 

Fora os atrativos que citei acima, existem diversas atividades que podem ser praticadas na região, mas não chegamos a experimentar (não dava tempo de fazer tudo isso): boiacross, canyoning, trilhas, arborismo, tirolesa, rapel. Acho que dá bem para passar uma semana por lá sem repetir atividades!

Estrada para Joanópolis. Foto panorâmica da paisagem

Depois de tudo isso, não vou me demorar muito explicando o caminho para chegar a esse paraíso.

Joanópolis fica a 137 Km da capital paulista e você deve levar em torno de 2 horas para chegar lá.

Para conhecer a estrada, assista ao vídeo abaixo e veja porque você não pode deixar de fazer esse passeio de moto (ou de carro, ou de bike…).

 

Para chegar de São Paulo a Joanópolis você precisa pegar a Rodovia Fernão Dias (SP 010 ou BR 381) e pegar o acesso de Joanópolis, na saída 2. Você deve sair à direita, seguindo as placas de Joanópolis. É bem fácil, sem armadilhas, rs.

Atenção aqui: A quilometragem dessa estrada começa no interior. Assim, vindo da marginal, você entrará perto do km 90, e vai percorrer cerca de 87 quilômetros para chegar até a saída para Joanópolis. Na saída 2 você vai pegar da SP-036, Rodovia José augusto Freire, que te levará até o centro da cidade.

Essa estradinha é maravilhosa, vale ir parando para tirar umas fotos, mas cuidado, a estrada não possui acostamentos. Para parar, precisa ser em alguns trechos de entrada de propriedades ou acesso a outras estradinhas.

Veja o mapa para chegar a Joanópolis:

Exibir mapa ampliado

 

Mais algumas fotos…

 

A estradinha de Joanópolis é um paraíso para os motociclistas

 

Bata e volta de moto em São Paulo – Joanópolis – Cachoeira dos Pretos. Rio Cachoeira passando ao lado de restaurante

Viagens curtas de moto em são Paulo, SP. Paisagem da estrada para Joanópolis

APA Cachoeira dos Pretos. Bata e volta de moto em São Paulo – Joanópolis

Passeios em São Paulo – estrada para Joanópolis (SP-036). Paisagem de motanhas

Cachoeira dos Pretos, a 15 km do centro de Joanópolis, SP

Cachoeira dos Pretos, a 15 km do centro de Joanópolis, SP

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (2)

  1. Sempre curto suas dicas de passeio e pretendo fazer esse para Joanopolis.
    Sua novato no assunto, sempre fui apaixonado por motos e somente agora depois de velho consegui comprar minha 1a. moto. Normalmente passeio com minha esposa e não me aventuro a sair muito longe, tenho receio de andar sem cia. Continue publicando seus passeios e dicas, pois estou atento a tudo.
    Nilton

    Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*