Passeio de moto em grupo

Passeio de moto em grupo com motos de tamanhos variados

Algumas experiências podem parecer mágicas ou absurdas, depende de quem olha. Mas o fato é que motociclistas se juntam sem um porquê, sem perguntar antecedentes. Também não importa saber o que os outros irão fazer assim que o grupo se dispersar…

Passeio de moto em grupo com motos de tamanhos variados

Combinar um passeio de moto em grupo pode ser uma tarefa bastante complicada, porque você está juntando pessoas diferentes, que podem ou não se gostar, que possuem vidas completamente distintas em hábitos, horários, necessidades alimentares e poder aquisitivo. Mas tudo isso tem um facilitador – quem está a fim de se juntar a esse grupo está sabendo que terá que abrir mão de algumas manias em função da experiência que está prestes a compartilhar. São todos motociclistas: dos mais experientes, aos iniciantes, até o que acabou de comprar uma moto e nem sabe ainda se essa é a sua pegada!

Outro facilitador: A gente não vê pessoas saindo para passear de moto de mau humor… Você já viu? Normalmente estão todos alegres, dispostos, secos para pegar uma estrada, de preferência uma dessas bem sinuosas!

Se você não tem um grupo fixo que sai periodicamente junto, um passeio em grupo normalmente começa assim:

– Opa! Final de semana tá chegando… E aí, vai fazer alguma coisa?

– Não, não tenho nada combinado… Alguma sugestão?

– Hum… A gente podia dar um rolê por aí… Sua moto tá bacana, tudo em cima?

– Legal, combinado… Depois a gente se fala para ver horário e destino, beleza? (aí qualquer destino vale, porque o que a gente quer mesmo é pegar a estrada)

– Ah, vou falar com meu irmão… Ele também tava querendo dar um rolê.

– Oba, legal! Vou chamar uns amigos. Ah, tem também um amigo que acabou de comprar uma moto. Ele disse que tem medo de pegar estrada, mas vou falar com ele, quem sabe com o grupo ele se anima, né!? Dá para tocar mais tranquilo para o cara poder se adaptar?

– Legal, será um prazer.

… Depois disso, a gente monta um grupo no Facebook, chama uns amigos, a conversa rola até chegar o dia do passeio. Vale também montar um grupo no whats app para se comunicar até o encontro e pronto. Tudo certo!

Juntam-se umas 7 ou 8 motos fácil, galera animada, café da manhã. As pessoas se apresentando, um com uma 250cc, outro com uma 1000cc, esportiva, trail, custom… Não importa. Boraaaaa Galera!

Passeio de moto em grupo com motos de tamanhos variados

Muito bacana mesmo a forma como na hora da saída, nasce no grupo um sentimento de união, de responsabilidade, de comprometimento. Cada um é responsável pelo grupo e todos cuidam de cada um. Isso é que torna os passeios de moto em grupo tão especiais!

Sairemos juntos, voltaremos juntos. Ponto.

 

Regras para viajar de moto em grupo

 

É curioso como pessoas tão diferentes se juntam e, por algumas horas, traçam um destino em comum.

Dependendo do trajeto e da distância o passeio cansa. A bunda fica formigando, as costas doendo, o pescoço suplicando por um bom alongamento. Mas tudo isso vale a pena. Não sei dizer por que, não sei dizer como… Só sei que é boa a sensação no final do dia (ou da viagem). Sensação de dever cumprido! Rs

 

 

Alguns grupos estipulam limites mínimos de cilindradas para os pilotos participarem do passeio, outros selecionam por marca, modelo… Respeito, mas não concordo. Não sempre.

Passeio de motos em grupo. Harley Davidson e speedy

Primeiro precisa ver qual a intenção do grupo: se é se divertir em boa companhia, se é desfilar com suas máquinas, se é competir e aprimorar técnicas de pilotagem.

É certo que motos com baixa cilindrada não atingem velocidades mais altas, não rendem tanto nas subidas, não conseguem bom desempenho nas ultrapassagens, mas em cima dessas motos tem pilotos, que podem ser pessoas excepcionais!

Passeio de moto em grupo com motos baixa cilindrada

Em alguns passeios, e principalmente para viagens mais longas, é melhor montar um grupo mais homogêneo, de maneira que uns não fiquem segurando os outros, ou que uns não forcem os outros além de seus limites.

Mas em outros, quando o que a gente quer é curtir e nos permitir viver experiências novas, conhecer gente nova, vale sim montar um grupo meio “coração de mãe”…

 

 

 

Diferentes estilos, mas com uma coisa em comum – o amor pelas estradas, o amor pelas duas rodas!

E aí, qual é o seu estilo?

Você tem experiência de passeios de moto em grupo?

Mande para a gente publicar aqui! Envie texto com fotos e links para seus vídeos para o e-mail andarilhar@andarilhar.com

Aproveite e curta nossa página no Face e mande suas fotos para a gente compartilhar com a galera! www.facebook.com/Andarilhar (Use a hashtag  #issoéandarilhar )

 

Ah, uma dica… É legal, no ponto de encontro, parar e fazer um breve briefing do passeio, passar algumas convenções de sinalização, principalmente quando no grupo existem pilotos mais inexperientes… Mas sobre isso falarei um outro dia, ok?

 

Regras para viajar de moto em grupo

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (23)

  1. Olá Helena, quero muito ir em passeio com vcs moro em embu das Artes e tenho uma cb 300 segue meu email nivaldoju@yahoo.com Abcs

    Responder
  2. Gabriela Z D Santos 25 de junho de 2017 @ 14:28

    Olá, adorei ler esse post. Adoro andar de moto mas não tenho muitos contatos, saio muito com meu pai para dar umas voltas, e é sempre muito bom ! Vocês possuem algum grupo? Se sim eu adoraria participar, moro na região de Campinas e tenho uma Ninjinha 300 :)

    Responder
  3. Olá Heloisa, tudo bem? Gostaria de participar de um passeio com vocês. Tenho uma Twister 250cc e gosto muito de rodar. Abraços.

    Responder
  4. Olá. Moro em Embu das artes e tenho uma fazer 250. Gostaria muito de fazer novas amizades e viajar em bando.

    Responder
  5. Olá, Heloisa.

    Assim como você amo o mundo de duas rodas!

    Gostaria de participar de um passeio com vocês, tenho uma Burgman 400 é possível?

    Um abraço!

    Responder
  6. Olá Heloisa,

    Assim como você adimiro e amo o mundo das 2 rodas, muito legal o portal.

    Tenho uma Suzuki Burgman 400, poderia participar dos passeios com vocês?

    Um Abraço!

    Responder
  7. Olá, também viajo bastante com a esposa, na maioria das vezes só o casal, tenho uma MT 07 da Yamaha.
    Moro em Tatuí-SP, abraços.

    Responder
  8. Olá, Tenho uma CB 300, e gostaria de passear aos Domingos, me contate assim que der. ABRCS

    Responder
    • Legal, Leandro!
      No próximo domingo, dia 28/06/2015, o grupo Old School vai fazer um passeio para Monte Verde. Um passeio muito gostos!
      entre em contato com os organizadores e combine para ir junto. Depois me conte o que achou da experiência, ok?
      Celular: Batata: 11 94733-6195 (whatsapp) ou com o Wagner: 11 97606-9359 (celular)
      E-mail: motorcycleoldschool@gmail.com

      Responder
  9. Olá gostaría de participar do grupo. Aguardo.

    Responder
  10. Olá Heloisa, gostaria de participar tambem de um passeio.. Se puder me convidar :)
    Obrigado!

    Responder
  11. gilmar cardoso leite 7 de novembro de 2014 @ 14:36

    gostaria de ser convidado para passeios final de semana tenho bmw 1300 k

    Responder
    • Oi Gilmar, vamos combinar um dia então… Só que nós não costumamos fazer distinção com relação ao modelo da moto. Se for boa companhia e se adaptar bem ao grupo, será sempre bem-vindo. Vou te enviar um e-mail convidando para o próximo, ok?

      Responder
  12. depois de varios anos longe do motociclismo . nao suportei e voltei , comprei uma cb 500 f e quero participar de grupos de passeios fim de semana . aguardo convites .

    Responder
    • Oi Gilberto, peço desculpas pela demora… Sofri um acidente há 2 meses e agora que estou retomando às minhas atividades. Que bom que voltou às 2 rodas… É realmente impossível ficar longe!
      Não costumo anunciar as viagens aqui no blog (nem nas mídias sociais) porque tenho receio que apareçam muitas pessoas novas de uma vez só… Um passeio com muita gente diferente requer outro tipo de organização.
      O que fazemos é convidar cada vez uma pessoa nova… Vou te mandar um e-mail e combinamos, ok? Abs,

      Responder
  13. qero participar de paseio pessoal. me convidao ok minha moto kavasaki vucan 750 ok espero convite.

    Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*