Serra do Gandarela – MG – Vamos ajudar?

Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

Outro dia fomos contactados pelo pessoal de Ikebana Flores, estabelecida em Belo Horizonte… Eles estão encabeçando uma campanha de preservação da Serra do Gandarela.

O texto abaixo foi enviado por eles… Nós estamos divulgando aqui pois, após algumas conversas, vimos que é uma campanha séria. Assim, leia o texto e colabore você também!

 Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

BLOGUEIROS DE TODOS BRASIL PLANTAM MUDAS NO GANDARELA

*Crédito: Thaís Alessandra, do Coletivo Cirandar.

 

Estabelecida entre Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito, a cerca de 40 km de Belo Horizonte a Serra do Gandarela é a mais extensa reserva ainda preservada de cangas ferruginosas do Brasil e a segunda mais ampla floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais. Nela, refugiam-se biomas distintos (biomas de Mata Atlântica, cerrado e vegetação de cangas) e um vasto manancial de água potável que une as bacias hidrográficas dos Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.

Área ainda não protegida por unidades de conservação, queimadas, desmatamentos e o monopólio do minério de ferro estão devastando o Gandarela e danificando suas bacias hidrográficas e logo o Rio das Velhas, que fornece água para aproximadamente 60% dos mineiros de Belo Horizonte e municípios vizinhos. Por isso, através das redes sociais a Ikebana Flores está noticiando a ameaça que a região está passando e estimulando a participação de vários blogueiros/sites que se identificam com a causa a postarem também sobre a campanha e obterem assim, uma muda endêmica plantada no local por cada post concretizado. Através da campanha “Plante uma Árvore”, a floricultura está contribuindo para expandir a conscientização da população sobre a importância desse santuário natural.

Até o momento, aproximadamente 100 mudas foram plantadas no Gandarela em nome de todos os internautas que disseminaram a campanha.

Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

“Cada postagem sobre a campanha virá uma muda nativa plantada na Serra do Gandarela”.

Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

Todo o plantio está sendo divulgado no site da Floricultura Ikebana Flores, confira: http://www.ikebanaflores.com.br/blog/category/campanha-ikebana-flores/. Desde o início da campanha, a flora também está doando mudas típicas do cerrado (ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarindo e peroba), basta vir a Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00.  

Compartilhe essa causa, Gandarela precisa de você!

Serra do Gandarela, MG. Plantio de mudas

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*