Rally – Você já assistiu uma corrida de Rally de Velocidade?

Rally de Velocidade – Campeonato Paulista 2013. Imagem de um dos carros durante a prova.Rally de Velocidade – Campeonato Paulista 2013. Imagem de um dos carros durante a prova.

Daqui a 2 finais de semana teremos uma nova etapa do Campeonato Paulista de Rally.

Você já assistiu alguma prova de rally?

Pergunto isso porque muitas vezes a gente deixa de conhecer um lugar, um esporte, uma situação por simplesmente não saber como proceder…

 

Rally de Velocidade – Campeonato Paulista 2013. Imagem de um dos carros durante a prova.

Rally de Velocidade – Campeonato Paulista 2013. Imagem de um dos carros durante a prova.

Bom, primeiro preciso avisar que, mesmo para quem vai assistir, o dia é intenso e cansativo… São muitas horas que ficamos presos no meio do percurso, sem poder sair, em baixo de sol ou chuva, “comendo poeira”! E tudo isso porque?

 

A sensação é incrível! Ver cada uma das equipes se esforçando ao máximo, testando seus limites… Pessoalmente eu gosto muito de assistir a um rally, mas não ligo muito para outras provas de automobilismo. Gosto pessoal… Eu gosto mesmo é de ver os carros derrapando na terra, deslizando sobre um piso cheio de pedras e voando sobre os buracos e lombadas! Basta uma pequena falha para o carro ir de encontro com um barranco, ou pior, um penhasco… Eu adoro velocidade (em local apropriado) e adoro estrada de terra, mas tenho noção de que não teria a menor chance disputando uma prova. Precisa muito braço e muita técnica para segurar essas máquinas na velocidade em que eles andam… Fora o preço dos carros e os gastos com manutenção e reposição de peças e pneus!

 

Mas vamos voltar ao tema deste post: Se você gosta de automobilismo, gosta de estrada de terra e esportes radicais, mas não sabem como fazer para assistir uma prova de rally, seguem aqui algumas dicas:

 

Em geral, campeonatos regionais (como o campeonato Paulista, por exemplo) possuem uma estrutura mais enxuta e a gente consegue acompanhar mais de perto as informações, principalmente nos dias que antecedem as provas.

Para saber as informações dos percursos, somente uns 2 dias antes da prova. A razão para isso é um pouco óbvia: Quando eles divulgam os percursos, muitas equipes poderiam querer se antecipar conhecendo intimamente todo o percurso e decorar o caminho percorrendo incansáveis vezes o local estipulado. Como as provas acontecem por estradas locais, em geral de terra, muitas vezes dentro de algumas propriedades, a passagem dos pilotos causaria um aumento no trânsito local, trazendo alguns problemas regionais (esses pilotos algumas vezes não conseguem se controlar e passam a uma velocidade superior à permitida nesse tipo de estradinha). Extrapolar os limites somente durante a prova quando o percurso é todo fechado, com fiscais posicionados em todos os acessos, evitando a passagem da população e evitando acidentes – Aí sim… Essa é a hora em que os pilotos podem testar seus limites e de seus veículos!

Como assistir uma prova de Rally. Imagem do público em locais protegidos

Então, como fazer para saber onde serão as provas, o percurso e os melhores pontos para assistir?

  1. Procure se informar, através do site do organizador da competição, os horários e locais das provas (nem sempre essas informações são muito fáceis de conseguir com muito tempo de antecedência);
  2. Os sites costumam divulgar somente a região e os locais de partida e chegada. Para saber qual o percurso, somente consultando o pessoal da organização (ou as equipes participantes) no dia anterior ao da prova. Essa informação pode ser obtida no parque de apoio, onde ficam os mecânicos e os carros que não estão correndo no momento;
  3. Para assistir a prova no meio do percurso, somente entrando com pelo menos 1 hora de antecedência. Trechos de algumas provas podem ser vistos de pontos estratégicos (como pontes ou rodovias). Mas em geral, os melhores trechos, aqueles que exigem mais da habilidade dos pilotos e do conhecimento de seus navegadores, só podem ser acompanhados no lado de dentro do percurso. Muitas vezes os próprios pilotos e navegadores (se forem legais e não estiverem enfrentando problemas antes da prova) podem dar a informação do ponto mais legal para assistir;

 

Como assistir uma prova de Rally. Imagem do público em locais protegidos

  1. O que levar: Guarda-chuva ou guarda-sol e cadeirinhas portáteis (se você estiver de carro), boné ou chapéu, protetor solar, água e alguma coisinha par comer, câmera fotográfica. Um papel higiênico pode ser útil em uma hora de necessidade. Leve também saquinhos de lixo para evitar deixar lixo jogado pelas estradas… Enquanto os carros estiverem passando pelas especiais você não poderá circular pelas pistas. Por isso sempre é bom deixar seu veículo estacionado fora dos trechos fechados e percorrer o resto (até encontrar um lugar legal) à pé;

Como assistir uma prova de Rally. Imagem do público em locais protegidos

  1. Após a passagem dos carros, se você estiver utilizando câmeras ou celulares para fotografar, cubra rapidamente seu equipamento para evitar que entre muita poeira.
  2. 6.       Dicas de segurança:
    1. Deixe a timidez em casa e aproveite para se aproximar dos carros, conhecer e conversar com os pilotos, navegadores e mecânicos (sem atrapalhar suas obrigações e horários, lógico). O pessoal costuma ser bem bacana!
    2. Assista a prova sempre em locais seguros: no lado de dentro das curvas, atrás de postes e árvores grandes, em cima de morros (altos) que margeiam a pista;
    3. Não confie na habilidade dos pilotos. Na velocidade que eles passam pelas estradas de terra, mesmos os pilotos mais habilidosos estão sujeitos e perder o controle de suas máquinas e sair da pista (às vezes mesmo nos trechos retos);
    4. Tente pegar, com o pessoal do organização, a ordem de largada das equipes. Isso ajuda bastante na hora de acompanhar a passagem dos carros.
    5. Mantenha as crianças sob vigilância permanente (permanente mesmo!!!);
    6. Nunca atravesse a pista;
    7. Em caso de acidentes, mantenha a pista vazia para que o resgate possa chegar com facilidade.

 

As provas têm uma dinâmica bem particular:

 

Os carros largam separadamente, com tempos constantes – em geral, a cada 2 minutos. Portanto no meio da especial eles passam também com intervalo entre eles. Porém os carros podem encontrar problemas, como rodadas, pneu furado, etc, que podem fazer com que alguns carros se aproximem de outros. Para um melhor acompanhamento da prova, é muito útil ter em mãos a ordem de largada, pois assim dá para saber quando algum carro se adiantou ou atrasou em relação aos outros.

Outra dica interessante é ficar próximo a carros da organização da prova que tenham rádio de comunicação, pois eles podem fornecer informações sobre qualquer intercorrência durante a prova. Às vezes a prova pode precisar ser interrompida ou atrasada  por motivo de acidente e os carros da organização acompanham pelo rádio todo o andamento da prova.

S0331344 (Medium)

Antes da largada do primeiro carro, passam normalmente 3 carros da organização para o fechamento das estradas. O carro “000” ou “triplo zero” passa 1 hora antes do horário previsto para a largada, fechando a especial. O carro “00” ou “duplo zero” larga 30 minutos antes do horário previsto para a largada, conferindo o fechamento. O carro “0” (zerinho) larga 10 minutos antes do horário previsto para a largada, percorrendo o trecho em ritmo de prova. A partir deste momento, as pessoas devem tomar todas as precauções, ficar em local seguro e não entrar na pista sob nenhuma condição.

Entre as chamadas “especiais” (parte do circuito que será percorrido pelo menos uma vez) existe um trecho de deslocamento até o início da próxima especial, por esse motivo muitas vezes demora um tempinho para começar a próxima largada. Mas esse tempo entre o último de uma largada até o primeiro da próxima demora bem pouco tempo, por isso não entre na pista.

Após a passagem do último competidor passa um carro da organização (o carro “vassoura”, normalmente um 4×4), com bandeira verde, liberando a especial. Somente entre na especial após a passagem deste carro.

 

O que fazer em caso de acidentes?

Evite entrar na estrada. Acidentes são normais e muitas vezes os carros batem ou rodam e continuam na prova. Normalmente o navegador sai do veículo e se posiciona para sinalizar aos próximos concorrentes sobre a posição do carro parado à frente. Lembre-se que normalmente, após um minuto ou dois, vem outro concorrente em alta velocidade. Essa mesma equipe se encarregará de avisar à organização da prova sobre o acidente. Deixe espaço para o pessoal da organização agir, certo?

 

 

E aí… Se animou e vai assistir à próxima competição?

Aqui em São Paulo teremos uma prova em Guaratinguetá, nos dia 17 e 18 de agosto.

Nos encontramos lá?

Se você quiser combinar de nos encontrar, deixe seu comentário aqui, certo?

Entraremos em contato com o pessoal da organização do Campeonato Paulista (www.rpvrally.com.br ) para ver se conseguimos atualizar este post com um mapa do circuito. Isso só será possível na tarde de sábado (dia 17/08) porque nem mesmo as equipes conhecerão o circuito antes disso.

Nós também avisaremos via Facebook quando tivermos mais notícias e colocaremos um link para a página. Se você ainda não acompanha nossas publicações, curta nossa página e fique ligado nas notícias! www.facebook.com/Andarilhar

 

Para saber sobre a programação e condições para se inscrever para a próxima prova, clique aqui.

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*