Viagem de carro pelo Mato Grosso – Bate e volta de carro partindo de Cuiabá

Viajar para Cuiabá tem sido uma constante em nossa vida: temos família lá… A maior parte das vezes a gente vai de avião mesmo e sai de carro para viagens pela região. Dentre os passeios que podem ser feitos partindo-se de Cuiabá, nós destacamos aqui cinco: Jaciara, Pantanal Matogrossense, Chapada dos Guimarães, Águas quentes e Nobres.

Nobres. Flutuação em Nobres/MT. Viagem de carro pelo Mato Grosso – Bate e volta de carro partindo de Cuiabá

 

A viagem de carro para lá é meio cansativa, são 1700 Km… Não existem muitos passeios para fazer pelo caminho e como a vontade de chegar também é grande nós optamos por ir direto, sem grandes paradas. Pegamos a Rodovia Castelo Branco (BR-374, também chamada de  SP-280 enquanto estamos dentro do Estado de São Paulo)) e depois a Rodovia Marechal Rondon (SP-300). O acesso entre as duas fica a 198Km de São Paulo e fazemos através de uma pequena estradinha de cerca de 20km, a Rod. Prof. João Hipólito Martins (SP-209). Outra opção de caminho é passando por Goiás, mas a estrada é horrível!

Exibir mapa ampliado

A Marechal Rondom vai até Três Lagoas, cidade que fica na divisa de SP com MS. Nesta cidade nós paramos para dormir. Existem muitos hoteizinhos para dormir com qualidade razoável (não me lembro o nome do hotel que ficamos).  Daí pra frente, seguir pela BR 262, até Campo Grande (capital de mato Grosso do Sul). De Campo Grande, seguimos pela BR 163 até praticamente Cuiabá.

Como Jaciara (que fica cerca de 150km nates de chegar a Cuiabá) é uma região que possui uma infinidade de rios limpos, com correntezas não muito radicais, resolvemos parar para um rafting. Jaciara atrai muitos turistas devido à sua oferta de esportes radicais, principalmente aquáticos. Os passeios e atividades podem se programados através de agências de viagens, ou também conversando diretamente no hotel em que estiver hospedado. Fica aqui nossa dica de um passeio maravilhoso!

Continuamos pela BR 163 até Cuiabá. Alguns detalhes precisam ser ditos sobre o trecho da viagem que se segue depois de Campo Grande. As estradas ficam cada vez piores, asfalto esburacado, transito de treminhões intenso e pouquíssimas paradas. Por isso, se você resolver fazer essa viagem, para sempre que encontrar um bom lugar, porque o próximo deve demorar muito para chegar!

Existe um pequeno trecho de serra antes de chegar a Cuiabá. É um trecho bonito, e possui muitas curvas, muitas delas bem fechadas. Fora o trânsito. Convém tomar cuidado, ok?

As viagens para os nossos lugares preferidos estão descritos cada um em um post diferente,  pois todos eles merecem atenção especial.

Ficar hospedado em Cuiabá e de lá partir para passeios isolados é uma boa pedida. Em Cuiabá existem muitos hotéis de boa qualidade, e também muitos lugares para baladas à noite e bons restaurantes. Vou destacar aqui um lugar que merece ser visitado. Fica um pouco afastado, mas é um passeio delicioso que fazemos para o almoço.  Falo da “Passagem da Conceição”.

O nome peculiar data de 1813, quando um lavrador de nome Manuel Antônio da Conceição se instalou no local, ao lado do rio Cuiabá. Com o tempo, quando viajantes faziam a travessia do rio de canoa, eles pediam passagem ao Conceição. O nome do local mudou para o feminino quando foi construída, no local, uma igreja com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

 

Para saber informações sobre os passeios que comentamos, veja os sites:

Pantanal matogrossense

Nobres

Águas Quentes

Chapada dos Guimarães

Jaciara

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*