Viagem de moto – Monte Alegre do Sul. Roteiro de moto pelo interior de São Paulo

Viagem de moto pelo interior de São Paulo - Monte Alegre do SulMirante do Cristo

Café expresso é muito bom… Com grãos gourmet então!

Para matar essa vontade, só nos resta cair na estrada e rumar para Monte Alegre do Sul. Uma cidadezinha muito simpática no interior de São Paulo. Faz parte do circuito das águas, um roteiro bem especial para fazer de moto!

São Paulo tem diversas cafeterias (Boutiques de café), mas o Grão Café Boutique localizado em frente à antiga estação ferroviária, trabalha com grãos produzidos na região. Muito bom!

Esse é um passeio relativamente curto, é possível fazer em um dia. Mas optamos por ficar um tempinho maior. Nossa opção é passear de moto, mas é uma viagem deliciosa também para fazer de carro.

Viagem de moto - Monte Alegre do sul - antiga estão de trem

Saímos numa sexta-feira pela manhã e voltamos no domingo à tarde.

Ficamos hospedados no Ibiti Hotel Rural, um hotel aconchegante, com chalés muito bem cuidados e atendimento personalizado e atencioso. Por ser um hotel rural, as diárias incluem todas as refeições: por um lado é bastante confortável, pois não precisamos ficar procurando restaurantes; por outro, restringe um pouco o passeio – fomos para passear de moto pela região e voltávamos para o almoço (afinal, as refeições já estavam pagas, né?). A diária de casal estava em torno de R$ 380,00.

Hotel em Monte Alegre do Sul - viagem de moto

Tomávamos café logo cedo e voltávamos no último minuto para o almoço. À tarde ficávamos pelo hotel, na piscina e salão de jogos, e à noite saíamos para um rolê por Monte Alegre. No mesmo local da cafeteria tem um bar muito simpático “Estação Adega”, muito aconchegante, mas pequeno… Lota muito cedo!

Para chegar a Monte Alegre, escolhemos um roteiro bacana para um passeio de moto: Cerca de 140 Km de estradas boas e bem sinalizadas.

O caminho, partindo de São Paulo, pode começar pela Rodovia Anhanguera ou Bandeirantes (cobram pedágio para motos). Nós optamos pela Anhanguera. Pegar a saída 60, sentido Itatiba. Pegar a saída para Jundiaí e daí é seguir pela Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360). A estrada vai passar por Itatiba, Morungaba, Amparo e chega a Monte Alegre do Sul. A estrada está em boas condições, algumas imperfeições (principalmente de pois de Amaparo, que requerem mais atenção), mas ainda assim não oferece grandes perigos. Preste atenção quando passar pelo meio de Amparo: muitos radares no meio da cidade. De Amparo, siga as placas para Monte Alegre do Sul – bem fácil, não tem erro!

A SP 360 é uma das rotas preferidas dos motociclistas, pelas boas condições, paisagem maravilhosa e curvas muito divertidas. Aos finais de semana a estrada costuma ficar cheia de motociclistas, muitos deles com motos esportivas e andando a velocidades bem altas. É importante ficar sempre ligado, ok?

No sábado e domingo pela manhã, a gente saiu para dar uma volta pelas estradas da região. Sábado fomos para Serra Negra – mais um pedaço dessa estradinha com curvas maravilhosas! Na volta de Serra Negra, a gente pegou um caminho alternativo. Uma estrada tipo serra, margeadas por grandes árvores e vegetação natural, mais íngreme e com curvas bem mais acentuadas do que a SP 360, não é à toa que essa não fica cheia de motociclistas. Valeu a experiência. Essa estradinha a gente não conhecia ainda… (Estrada Municipal Monte Alegre do Sul – Serra Negra).

A cidade de Monte Alegre possui diversos pontos turísticos: o balneário Municipal, com suas águas medicinais, cachoeiras, o mirante do Cristo (de onde tiramos a maior parte das fotos), alambiques, e tem também a oficina de brinquedos educativos (brinquedos muito bem feitos, a preços bem acessíveis).

Viagem de moto - Vista de Monte Alegre do Sul - Mirante do Cristo

Assim que tiver um tempinho, experimente esta dica de roteiro de viagem curta pelo interior de São Paulo, de moto ou de carro. Ah, e conte aqui para a gente o que você achou.

Deixe seu comentário no final da página. Será muito legal saber o que você achou deste roteiro!

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (7)

  1. Olá Heloísa,

    Já fiz este passeio com minha esposa e gostamos bastante. Não desfrutamos muito da cidade (conhecemos apenas o mirante do cruzeiro), mas as estradas sinuosas da região valeram a pena! Chegamos em Monte Alegre pela SP-360 e depois fomos para Serra Negra pela estrada Municipal Monte Alegre do Sul – Serra Negra que também é bem divertida.

    Voltamos de Serra Negra pela SP-360 já no final de tarde que deixou a estrada muito bonita, porém a atenção tem que ser redobrada devido à diferença de luminosidade entre os trechos com sol e com sombra.

    Sem dúvidas foi um dos melhores passeios de um dia que fizemos nos últimos tempos.

    Link com o Vídeo da Volta: https://www.youtube.com/watch?v=_9jxN7Z2Kb4

    Responder
    • Oi Douglas. Obrigada pela sua colaboração. Imagens super bonitas que você colocou em seu vídeo!
      Essa viagem é mesmo maravilhosa. Sempre que temos um tempinho rodamos pela região… Visual deslumbrante! Quem sabe um dia combinamos e vamos juntos?
      Abs,

      Responder
  2. Ola

    Gostaria de dicas de passeios para fazer com meu marido de moto ou de carro com a família toda.

    Me mudei para o Brasil e estou na Grande São Paulo e nao conhecemos nada.

    Obrigado quem puder ajudar.

    Sandra

    Responder
    • Oi Sandra,
      Todos esses passeios que publicamos aqui no blog são deliciosos para fazer de carro ou de moto. alguns são especialmente gostosos de moto pois são estradas mais sinuosas, com bastante natureza. Estamos atualizando ainda os conteúdos do blog com várias viagens mas, na minha opinião, um passeio delicioso para ser feito com a família, de preferência num final é para o Morro do Pelado. No pé do Morro tem uma fazenda (com chalés para quem vai dormir (podemos também ir para passar o dia). Incluídos na diária estão café da manhã e jantar. O almoço pode ser feito no local ou em passeios pela região. Andando mais um pouco (cerce de 10km) você chega em Monte Sião, onde poderá fazer compras de roupas para o inverno. É muito barato! (bom, não sei de onde você está vindo… pode ser que já tenha muitas roupas de inverno…). Esse post ainda não está no blog… Deve entrar em breve, mas vou te passar o link do hotel. Tem muitas atrações e atividades. É realmente uma boa pedida para quem gosta de lugares com um uma cara mais rural e atendimento com o jeitinho acolhedor do mineiro! http://www.fazendamorrodopelado.com.br. Ah, curta nossa página no facebook http://www.facebook.com.br/Andarilhar. Lá você vai encontrar um vídeo que gravamos nessa fazenda. É um senhor que fica lá, sentado, fazendo cestos e adora conversar, fazer piadinhas e pegar a gente com suas “o que é o que é”. E fique en contato, em breve colocaremos aqui muitas outras dicas de viagens

      Responder
    • Um dos melhores passeios de moto é pela Rio / Santos margeando a mata atlântica e o mar do atlântico. Se possível venha pela estrada velha do Perequê / Bertioga atravessando a balsa . Um local ótimo para refeição é no Rio Itaguaré no restaurante ” Índia das Ostras nas margens da Rio / Santos. Bom passeio e venha curtindo e não correndo.

      Responder
    • OLA BOM DIA MEU NOME É WAGNER SOU DE SÃO PAULO CAPITAL E VIAJO TODOS FDS COM UM PESSOAL BEM BACANA E DIVERTIDO SEMPRE EM CASAIS VIAJAMOS DE MOTO SE HOUVER INTERESSE ENTRE EM CONTATO COMIGO PARA NOS CONHECERMOS E TODOS FINS DESEMANA EXISTE PASSEIOS ASSIM VCS IRÃO CONHECENDO E PEGANDO AS DICAS …

      Responder
      • Que legal, Wagner, vamos combinar um final de semana sim!
        Meu e-mail é helo@andarilhar.com. Você deixou seu e-mail registrado aqui no blog. Assim, se você permitir, assim que estivermos livres (estamos passando uns dias de muito trabalho) eu te mando um e-mail e marcamos de nos encontrar. Pode ser?

        Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*