Passeio de moto pela estrada dos Romeiros / SP – Bate-volta em Itu

estradadoparque_romeiros

Domingo… Acordamos cedo, o tempo estava meio encoberto. Não chovia, não estava muito calor.

Um dia perfeito para comer uma picanha!

Os restaurantes em São Paulo ficam tão cheios e nenhum lugar tem uma picanha tão saborosa quanto o Rancho da Picanha.

Não nos restou outra alternativa…  Bora prá Itu!

Portal de Itu - foto tirada em viagem pelo interior de São Paulo

Alguma coisa nos dizia para não ir pela Castelo Branco… Resolvemos seguir pela ESTRADA DOS ROMEIROS, uma estradinha muito gostosa, cheia de curvinhas, muita vegetação, o rio Tietê correndo ao lado durante boa parte do caminho (seria melhor se o rio fosse limpo no decorrer de seu curso).

Nós optamos por iniciar nossa viagem pegando a estrada dos Romeiros em Barueri. Para isso, pegamos a Castelo Branco pela Marginal Pinheiros (chega no Km 14 da Castelo, sentido interior).

No Km 26 tem uma saída para Santana do Parnaíba, passando por dentro da cidade de Barueri que, aliás, está bem organizada e cheia de placas indicativas. Sempre seguindo as indicações de Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Estrada do parque - estrada dos Romeiros - APA-Rio Tietê

Desse ponto em diante, é só seguir a estrada, que passa pelos municípios de Santana do Parnaíba, Pirapora de Bom Jesus, Cabreúva, chegando a Itu. De Itu nós seguimos para a SP 079, (Rodovia Waldomiro Correa de Camargo) para comer nossa picanha especial. O Rancho da Picanha fica do lado esquerdo da rodovia. Nós tínhamos tomado café da manhã em Pirapora, de maneira que um prato individual deu bem para nós dois (gastamos R$ 100,00 no almoço – sem bebida alcoólica).

Rota de São Paulo para Itu pela Estrada dos Romeiros

Esse é realmente um roteiro obrigatório para quem gosta de passear de moto… Para quem gosta de sair de carro… Para quem curte uma aventura de bike… Maravilhosa a sensação de percorrer as curvas da estrada, cercada de mata que preserva várias espécies nativas.

Selecionamos alguns trechos da estrada nesse vídeo.

Inaugurada em 1922 a estrada foi aberta para ligar a cidade de Itu a São Paulo. O caminho foi aberto e hoje a estrada dos Romeiros é uma continuidade das Avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques (em São Paulo), Avenida dos Autonomistas (em Osasco) e segue (às vezes mudando nome nas áreas urbanas) até a cidade de Itu.

O nome Romeiros vem da tradição religiosa das comunidades do interior, que seguem com destino ao santuário do Bom Jesus de Pirapora a pé, de bicicletas, charretes e cavalos.

“Não é à toa que essa região atrai vários turistas: A arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e a mata de característica Atlântica latifoliada, ainda existentes ao longo do rio Tietê, serviu de cenário para mais de 60 filmes. Surgiram diversas áreas de “campings”, restaurantes, casa de doces, comidas típicas em seu percurso.

Este conjunto impar que forma o ecossistema local, evidenciou a necessidade de transformá-la em uma “Estrada Parque”, mais especificamente no trecho que liga Itu a Cabreúva, unindo o trinômio: lazer, preservação e cultura. Por sinal, esta via está inserida na “APA – Rio-Tietê”, criada pela lei em 1991.” (https://sites.google.com/site/oswaldovdpl/estrada-dos-romeiros—2-010 )

About the author

Heloisa Gaspar

Analista de SEO por profissão. Motociclista por opção...

Readers Comments (3)

  1. Uma excelente opção é seguir pela Castelo Branco até o KM 48 e sair no posto de gasolina. Dali sai uma estrada para Bom Jesus do Pirapora, que apesar de curta, tem um cenário de montanhas e bastante curvas. Cruzando a cidadezinha e a ponte sobre o rio Tiete, seguir pela estrada dos Romeiros. Dica de parada é a Fazendinha ou a Fabrica de Chocolate no meio da estrada parque. Em Itu, uma boa opção de almoço é no Alemão. A volta pode ser pelo mesmo caminha ou então pela Castelo Branco. ATENÇÃO: evite a estrada parque (dos Romeiros) em dias Santos, pois fica lotada de pedestres, carroças, cavalos e seus excrementos. Boa viagem

    Responder
  2. Muito bom este passeio adorei e agora me sinto na obrigação de fazer este passeio, parabens pela postagem ficou muito boa, agora se puder so peço uma dica, indo pela castelo então é so entrar no KM 26 e seguir as placas?

    Obrigado

    Responder

Leave a comment

Your email address will not be published.


*